Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A LUTA ENTRE O ESPÍRITO E A MATÉRIA


EDUCAÇÃO DO HOMEM INTEGRAL.

"Até meados do século passado era essa a doutrina sobre a origem e natureza do homem: o homem tinha vindo diretamente de Deus, como um ser perfeito, mas o diabo provocou a sua queda; depois da queda, Deus mandou um Salvador à humanidade para restabelecer o que o diabo havia destruído. Desde a segunda metade do século, prevaleceu entre os cientistas a teoria de Darwin sobre a descendência animal do homem. Nem uma nem outra teoria é aceitável pela lógica ou pela história. O homem era, de início, um verdadeiro ser humano, mas no estágio ínfimo da sua evolução. Não houve nenhuma queda. O que houve e continua a haver é uma luta entre os dois princípios básicos da natureza humana: espirito e matéria. A matéria se manifesta, no princípio, como mente que, no Gênesis, aparece na forma simbólica da serpente, enquanto o espírito é chamado de sopro de Deus. A tarefa do homem não consiste em extinguir o elemento mental e desenvolver o lado espiritual. A tarefa da vida e da evolução humana é estabelecer a harmonia entre o sopro de Deus e o sibilo da serpente. O homem é o senhor do seu destino e comandante da sua vida. Deus criou o homem o mínimo possível para que ele se pudesse criar o mais possível". (HUBERTO ROHDEN)



Meus comentários pessoais:
Como já dito muito sabiamente na antiga filosofia oriental: "o cérebro é um excelente servo, porém é um péssimo senhor", e seguindo a linha filosófica do mestre Rohden, vejo que o caminho rumo à auto-realização humana resume-se não em promover uma destruição do ego pelo Eu divino, mas sim o de efetuar uma integração daquele, neste. Não se pode servir a dois senhores (ego) e (Eu) como bem sabiamente nos orientou o divino mestre Jesus. O Eu divino ou superior é a essência divina da consciência universal do homem, é pleni-cosciente; já o ego humano é também um Eu, mas inferior ou pseudo-consciente. Na realidade, o ego e o Eu traduzem a composição do universo para o seio da existência humana, de forma que UVIVERSO = UNO (EU) + VERSO (ego).
O homem cósmico, ou seja, que conseguiu vencer as resistências de seu ego físico-mental-emocional, permitindo integrá-lo na vivência racional-espiritual de seu Eu divino, se assemelha ao UNIVERSO pelo fato que suas partes integram a composição do todo. Podemos assim, realmente nos considerarmos feitos à imagem e semelhança do CRIADOR, que é DEUS, JEOVÁ, UNIVERSO, OLORUM, ALÁ, YAVEH, GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, BRAHMAN, não importa o nome que se dá (afinal, quem se importa com isso é o ego!) o que importa é a consciência plena, inabalável (EU) desse TODO do qual somos PARTE. Uma estrela no céu, a "trocentos zilhões" de anos-luz de nós, tem na sua composição os mesmos elementos químicos encontrados em nossos corpos, que hoje entendemos que são formas condensadas de energia. Tamanha a sua distância de nós, que o que vemos muitas vezes é a mera imagem do que um dia foi uma estrela, fato que nos mostra, o constante movimento transformador do universo (logo, a morte realmente não existe!), que podemos ser fulminantemente iludidos por considerar como verdade somente aquilo que vemos (ego), quando o que precisamos é ver além do que vemos, é enxergar (EU); O homem é um ser finito, o Universo, infinito. O homem não pode compreender Deus/Universo, pode apenas experimentá-lo, sentí-lo, pois compreender significa prender em sí a totalidade de algo, sua plenitude. Assim sendo, como poderia um finito compreender um infinito? O infinito comporta vários finitos, porém um único finito não pode comportar o infinito.
Infelizmente, a maior parte da humanidade vive ainda no mundo das ilusões da ego-existência, onde o que mais se valoriza é o TER em todos os sentidos, colocando os alicerces daquilo que entendem como felicidade nas circunstâncias e meios exteriores, colhendo os frutos de um ciclo vicioso baseado apenas no gozo e sofrimento. Ninguém tem a felicidade ou infelicidade; o homem é feliz ou infeliz. É feliz quando sua consciência está em harmonia com o universo. Se sequer nos conscientizamos ainda de: quem somos, de onde viemos e para onde vamos - muito menos chegaremos a apontar o primeiro e ultimo degrau da criação do universo por arrogantes ego-teorias. "CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ" e "CONHECE-TE A TI MESMO" são convites essenciais no processo da auto-realização (integração do ego no Eu superior) ou transformação para o homem cósmico-universal (crístico). Este estágio consciencial é um templo no interior do homem onde ele vive eternamente = REINO DOS CÉUS. (Wanderlei de M. Trindade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário