Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de março de 2013

Quem Não se Envolve Não se Desenvolve...



Sempre me recordo de ensinamentos muito peculiares que fizeram muita diferença em minha vida. Alguns destes ensinamentos provenientes de estudo, outros de observação própria, de amigos ou de verdadeiros professores que a vida sempre me trouxe. Gostaria de dividir um deles com vocês. Certo dia, numa aula sobre autoconhecimento, minha querida professora Maria Aparecida Martins, falava sobre os vários tipos de envolvimento que tecemos na vida e citou: “Quem não se envolve não se desenvolve!” Esta frase me ensinou não apenas naquela ocasião, mas continua me ensinando até o presente momento, tenho refletido sobre ela para o meu próprio auxílio e daqueles que me procuram.
Em primeira instância a frase soou da seguinte forma: “quanto mais você se envolver com diferentes assuntos e situações, mais habilidades terá e, ficará mais apto a resolver uma gama de situações, assim estará se desenvolvendo e melhorando seus potenciais, criando forças que te ajudarão depois”. Esta é uma mensagem com fundamento metafísico ao analisarmos a realidade sob as Leis do Fluxo da Vida. Isto significa que a Vida (Deus, o Criador) sempre estimula o nosso melhor desenvolvimento possível, nos traz diferentes situações para que nos aprimoremos como seres humanos, para que fiquemos emocionalmente mais capazes, desenvolvamos habilidades e forças contidas que ainda não aprendemos a externar. Perceba como existem várias situações em que reclamamos pelo que não temos, por não sermos compreendidos, ou por não termos as coisas no momento em que queremos. Contudo, não observamos que em determinadas situações que parecem de difícil solução, estamos estimulando e movimentando forças interiores que precisaremos logo em seguida. Quem não é desafiado em seu ambiente de trabalho, e até na vida pessoal, afetiva ou familiar? O que será que Deus (a Vida) estaria querendo nos mostrar naquele momento? Que ele é sádico e age de forma a nos castigar? Será mesmo? Ou que já podemos desenvolver talentos e adquirir forças, ainda que recalcadas, e que nos servirão muito a partir deste momento? Em que área a vida está querendo algo seu, em que área ela requer uma transformação, neste exato momento?
Depois de alguns anos, analisei mais profundamente e percebi que a frase teria outro sentido: “Na medida em que nos envolvemos com muitas coisas, aprendemos também, ou deveríamos, deixar de nos envolver (des/envolver), ou seja, de desapegar de algumas situações sob vários aspectos da vida”. Por exemplo, para encontrar um emprego melhor, terá que abrir mão do atual, para mudar para outra cidade, terá que se desapegar não apenas da cidade ou estado atuais, mas também dos costumes, influências, da companhia das pessoas que lhe acompanham diariamente, pois pessoas vêm e vão constantemente em nossas vidas. Precisamos aprender a nos desapegar e agir de forma mais natural diante das circunstâncias da vida, pois sejam as pessoas, ou os bens, os cargos, as funções, assim como tudo o que existe na vida é passageiro. É um exercício da natureza para que estejamos mais adaptados e fortalecidos na capacidade de contarmos com nossa própria força quando todos se forem, já que a única coisa que levamos conosco é o que realmente somos: as nossas capacidades, talentos, habilidades desenvolvidas, nossos sentimentos e o aprendizado que eles nos proporcionaram (quando conseguimos enxergá-los, para depois elaborá-los e colocar em prática), o que raramente fazemos...
Quem já se viu sozinho em alguma situação sabe como é importante a força da independência, assim como a propriedade do amor inteligente e incondicinal, que liberta ao invés de segurar-se no outro, o poder de liberdade que tanto lutamos para conseguir, mas que muitas vezes negligenciamos por achar que não podemos mudar cargos, “status” e devemos ser sólidos de forma a achar que controlamos o universo e de que as coisas e as pessoas nos pertencem. Não, é claro que não! O mundo é um espaço feito para que você desenvolva seus potenciais, aprenda a lidar com as pessoas ao seu redor, a conquistar tudo o que realiza seu espírito e a dominar a matéria, mas que em seguida você aprenda a desapegar-se de tudo, pois nada é seu: nem seus pais, nem seu conjugue, nem seu emprego, nem seus bens materiais. As pessoas são apenas companhia deste tipo de existência, aprenda com elas a viver bons momentos juntos, desenvolvendo-se mutuamente enquanto lhe for permitido.
Quero que você aprenda a envolver-se, a desenvolver-se, desapegar-se, libertando-se de amarras e das suas prisões interiores, para fazer da sua vida uma diversão constante, com responsabilidade e presença de espírito. Lembre-se que: estar vivo apenas é muito diferente de sentir a vida em você, participar dela ativamente e sentir o seu fluxo a cada instante: os resultados valem por si, valem a sua felicidade existencial!
Se precisar de auxílio, conte conosco. Terei o prazer em ajudá-lo pessoalmente...


Dr. Mário Sabha Jr

Doutor em Neuroanatomia (UNICAMP)
Palestrante Motivacional e Consultor Metafísico
Conselheiro Metafísico Trans-energético (Luiz Gasparetto)

Em Campinas (19) 3386-9411


Visite o Site e envie sua opinião: www.mariosabha.com.br

Participe da Comunidade “Dr. Mário Sabha Jr.” no FACEBOOK, clicando no link abaixo:



Prof. Dr. Mário Sabha Jr.
PhD em Neuroanatomia Humana e Terapeuta Metafísico
Site: www.mariosabha.com.br
F: (19) 3386-9411/8173-7731

Nenhum comentário:

Postar um comentário